quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

A Amizade e seus limites

Bom gente, eu li esse texto no site melhor amiga , e reamente me identifiquei com ele. minha amiga brigou comigo esses dias, e eu espero que ela leia isso \/

Eu tenho certeza que poderia ser uma amiga mais dedicada e sempre tento. Mas, infelizmente, só consigo dar aquilo que tenho. E muitas vezes falta energia de espírito para ser uma amiga 100%.
Já fui bastante radical em relação aos meus amigos. Eu cagava regras de amizade que, se não eram correspondidas, me deixavam louca da vida.  E justo por causa destas regras eu cobrava demais e era, sinceramente? Uma chata.
“Ah, quer dizer que hoje você se considera uma amiga exemplar e uma pessoa perfeita!”
Não, não. Muito longe disso, aliás. Hoje eu me considero pior do que antes, talvez. Porque antes eu achava que era ótima, até me ligar que não consigo ser perfeita. Porque tenho limites pessoais e nem sempre consigo passar por cima deles para corresponder ao que esperam de mim.
Agora, olha só que interessante, justamente quando eu VI alguns dos meus defeitos, comecei a aceitar melhor os defeitos dos outros. E foi aí que eu parei de cobrar tanto. E também parei de sofrer com coisas do tipo “ela não é tão amiga minha assim”. Bobagem! Lá no fundo, onde o espelho não alcança, somos todos meio egoístas e esperamos que as outras pessoas sejam do jeito que a gente quer.
Quanto mais regras a gente coloca entre duas pessoas, mais sofre com besteira. E é justamente sobre isto que eu queria falar. Sobre uma regra que a maioria das pessoas coloca nas amizades e resume-se em uma frase famosa que diz:
“Amigo está sempre do nosso lado quando a gente precisa”
Sempre? Sempre é tempo demais. É bom entender que as pessoas só podem dar aquilo que elas têm. Isto chama-se “limite”.
As vezes, justamente quando a gente mais precisa de um amigo, este amigo também não está lá estas coisas. E não pense que é fácil identificar os problemas dos outros. Muitos deles, as pessoas escondem e não comentam.  Ou nem SABEM que têm. Ou você acha que tudo é assim tão claro dentro da nossa cabeça? Quanto maior o problema, mais difícil é de enxergar. Nós vemos a pessoa lá se divertindo nas baladas, rindo nos bares, mas por dentro a coisa tá feia. 
Aquilo que as pessoas chamam de “egoísmo” também é um tipo de limite. Eu sei que é complicado aceitar, mas faz bem pra saúde. Porque, quando você entender isto perfeitamente, vai deixar de ter raiva. E raiva é um sentimento que prejudica mais a gente do que os outros.
O egoísmo acontece por causa daquele papo de que você só pode dar aquilo que tem.  As vezes uma pessoa é ótima em vários pontos, mas nem sempre consegue suportar os seus momentos ruins. Isto não faz dela uma má-pessoa, mas uma pessoa com problemas, assim como você. 
Aí você diz: “Ah, mas uma pessoa egoísta não é um bom amigo”.
Sim, ser amigo de alguém que é egoísta SEMPRE, fica complicado. Mas, sinceramente, eu ainda não conheci ninguém assim. Conheço pessoas que são egoístas aqui e ali, mas não em todos os momentos. E se eu conhecesse alguém que é egoísta o tempo todo, bom… Não conseguiria ser amiga desta pessoa mesmo.
Resumindo: ninguém é perfeito, incluindo nossos amigos.
Amigos erram do mesmo jeito que nós. Quando conseguimos enxergar e aceitar os NOSSOS próprios limites, aprendemos a entender e desculpar os outros. E outra: só quando nós enxergamos os nossos problemas é que podemos tentar mudar. Básico isto. Ninguém vai tentar mudar uma coisa que nem sabe que tem, certo? 
E pensa bem: se você julgar um amigo da pior maneira possível quando ele errar, como é que você acha que vai SE julgar quando for a sua vez de errar? Mesmo peso, mesma medida. Seja menos rígido com os outros e você vai ser menos rígido com você também. Não é questão de ser “bonzinho”. É questão de ser razoável.
E agora dá lincença que eu vou lá bater um papo com os meus defeitos e, quem sabe, descobrir uns novos. Porque, olha, tem um MONTE.

7 comentários:

  1. Ahhh texto ta bem legal!
    sempre é complicado esse lance de amizades
    eu simplismente ja parei de quebrar a cabeça com isso
    hoje eu sei quem realmente são meus amigos e os que figiam ser
    Beijos
    http://bellyfcherry.blogspot.com/
    @Beellyf

    ResponderExcluir
  2. Amizade é complicado né. Agente tem que aprender a conviver com as diferenças e defeitos dos outros.

    beijo, beijo

    ResponderExcluir
  3. Aiii parece que com o tempo vamos ficando adultas e com menos tempo a cada dia...

    Beijos Gabi Falci

    http://blog.beautyinfocus.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Gostei do post
    ahhh já tive problemas com amizade....
    hj fico com um pé atras....
    e evito detalhes prefiro me divertir com as amigas

    Beijooo

    Monique

    http://unhaspintadasecia.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Todo mundo passa por isso né? Ow Melissa, acho assim, você é amiga da Ana, só criou um blog por que ela tinha, ela te ajudou MUITO te ensinou a fazer banners e tals, acho que tu devia divulgar o It Girls né? Porque eu fiquei pensando... a Duda não te ajudou tanto quando a Ana, mesmo porque a Duda só tem um blog por causa da Ana, não é mesmo?

    Beijão :*

    ResponderExcluir
  6. O texto é lindo, viu!
    fala tudo.
    Tem selinho de qualidade pra você lá no meu blog,
    se quiser vai lá e pega ?
    http://modamusicaartepoesia.blogspot.com/2011/02/mais-selinho-mais-selinho_11.html

    ResponderExcluir
  7. Oii.
    Texto bacana !
    Hey, me adc no msn pra gente conversar melhor?
    gideany_deus@hotmail.com
    Beeeeeeijos
    http://mywordfashion.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...